quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Corselet, corpet ou espartilho? Você sabe a diferença?

Corselet, Corpet e Espartilho estão entre as peças mais antigas do vestuário feminino

Na interessante história do desenvolvimento da lingerie, o uso de peças que evoluíram para o que hoje chamamos de espartilhos, corselets e corpetes é anterior ao nascimento de Cristo. Já se buscava valorizar os seios e a cintura feminina com os materiais existentes na época como couro, tecidos rústicos e metais, antes mesmo de se imaginar a confecção de uma calcinha ou sutiã. Na Idade Média, os espartilhos foram associados a desconforto e problemas de saúde, porque tinham a função de afinar demais a silhueta, seguindo o rigor do padrão de beleza daqueles tempos. Mas as transformações e o espaço que as mulheres gradativamente conquistaram na sociedade impactaram diretamente nos costumes e comportamentos, provocando uma verdadeira revolução na forma de vestir.



Hoje a lingerie é peça fundamental no guarda-roupa feminino. Faz parte da rotina diária de toda mulher. Com o incremento dos tecidos e modelagens e também da tecnologia empregada no design e fabricação, as roupas íntimas conquistaram o poder de garantir conforto, segurança e autoestima. Ainda que com objetivos semelhantes aos do passado, de modelar a silhueta e destacar seus pontos fortes, a lingerie dos dias de hoje combina beleza, bem-estar e praticidade de forma singular, e é coadjuvante indispensável para o sucesso de qualquer look.

Você já reparou como um espartilho, corselet e corpet podem valorizar as formas da mulher e também os trajes para diferentes ocasiões? Conheça um pouco mais sobre suas características e diferenças, para saber como criar um visual marcante.




Espartilho em francês é “corset”, por isso, muitas vezes é também chamado por esse nome aqui no Brasil. É uma peça bem estruturada, com o uso de barbatanas e amarração de cordões, fitas ou elásticos, geralmente nas costas, e tem função modeladora. É uma excelente opção para reduzir medidas na cintura e deixar a silhueta ainda mais elegante, ajudando também na postura.

O corselet é um espartilho mais “casual”. Não é tão estruturado e não tem a função modeladora como prioridade, embora também realce os seios e a cintura. Você pode comprar corselet confeccionado também em tecidos mais leves, em diferentes modelagens e estampas. É uma peça mais relacionada ao fetiche das lingeries.

O corpet tornou-se a forma mais popular e democrática dos espartilhos. Uma underwear que, de tão usual e bonita, acabou sendo adotada como roupa em primeiro plano, compondo visuais modernos com saias e calças. São as famosas blusinhas práticas com barbatanas de plástico que destacam o busto e o decote, muitas vezes fechadas nas costas com zíperes ou amarrações.
Onde comprar - conheça as linhas exclusivas de corpetes no site da Le  www.lelingerie.com.br



Um comentário: